História

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Franca, mais conhecido como Sindicato dos Sapateiros, abrange todo o setor coureiro-calçadista de Franca e Região, em um raio com mais de 14 cidades, fundado em 1943, possui sede no centro da cidade, e destaca-se pela atuação constante na defesa e cumprimento dos direitos e deveres de seus associados.O papel do Sindicato dos Sapateiros não se restringe tão somente na defesa de seus sindicalizados, como também na incessante busca de proporcionar benefícios, como bem estar e comodidade aos mesmos, oferecendo assistência na área da saúde, jurídica, cabeleireiros, barbeiros, cursos de capacitação profissional, cursos de introdução a legislação trabalhista, apresentação pessoal, e ainda, promove eventos beneficentes com o intuito de sempre proporcionar a inclusão social de todos seus associados. Apóia iniciativas esportivas e culturais, e recentemente, com a proposta de incentivo, inclusive monetários, para a construção de casas populares para os trabalhadores da classe.É uma instituição idônea, liderada por trabalhadores honestos, que partilham dos mesmos interesses da classe qual defendem com garra e determinação, classe esta que engloba uma grande gama dos trabalhadores francanos, totalizando mais de 5000 (cinco mil) associados, que diariamente são beneficiados pela exemplar atuação do sindicato. Desta forma, o Sindicato dos Sapateiros de Franca, possui uma grande aceitação e admiração em toda a cidade e região, o que pode ser demonstrado através da existência de um programa próprio em uma das rádios mais conceituadas e de maior audiência em Franca e região, A Voz do Sapateiro, na Rádio Difusora AM (1.030 kHz), no qual semanalmente o presidente do Sindicato, Paulo Afonso e outros diretores, discutem temas relacionados ao do setor, dando dicas e informações aos sapateiros.